quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Cliente Open Source Nativo para o Rdio serviço de streaming

Música é uma parte essencial na vida de quase todas as pessoas. Muitos serviços de streaming de música chegaram ao país esse ano e resolvi testar o Rdio, pois uma amiga me falou que assinava o serviço e que estava bastante contente com ele.

Pessoalmente, tenho o meu próprio servidor de música, mas o Rdio oferece um período de teste gratuito e fiquei curiosidade para ver como ele funcionava. Aa facilidade de simplesmente ouvir falar de um determinado artista e já ter acesso imediato às musicas deste é algo bem interessante e que faz toda a diferença para alguém que assina um serviço desse tipo.

A interface web é bastante simples e funcional e você se adapta a ela com facilidade, mas logo senti a vontade de poder controlar a reprodução das músicas através de atalhos do teclado e de ter integração com o o menu do sistema.

Me decepcionei ao entrar no site da Rdio e ver que eles oferecem clientes desktop para Mac e Windows e para as principais plataformas móveis, mas não para GNU/Linux (achei que esse tipo de coisa já tinha acabado...). Isso por si só é algo que faria eu não assinar um produto desse tipo: se quem oferece o produto não se importa com aquilo que eu uso, porque eu deveria me importar com ele?

Mas na busca por um cliente "oficial" encontrei um cliente open source nativo que oferecia boa parte das funções que eu desejava: https://github.com/sgringwe/rdio

Cliente Rdio nativo rodando no meu Gnome Shell
Com ele pude ter acesso a atalhos de teclado, mudando as faixas através das setas do teclado e pausar as músicas com a barra de espaço. Outro ponto importante foi a integração com o menu do Gnome Shell, o que tornou muito mais fácil a tarefa de baixar o volume e controlar as músicas mesmo sem estar na área de trabalho onde o aplicativo estava aberto (utilizo uma extensão que provavelmente facilita isso)

O Rdio para Linux é escrito em Vala e além de ter uma interface praticamente idêntica ao cliente "oficial" tem o código fonte disponível, o que me deixa ainda mais a vontade para usá-lo. Parece que isso foi possível pela rica API do serviço, que permitiu que o autor do programa fizesse um cliente desktop totalmente livre para o serviço.

Como utilizei apenas a conta de testes do serviço, não pude testar recursos mais avançados como sincronização local e outras opções que o Rdio oferece, uma vez que esse tipo de conta gratuita não parece contar com essas opções. Entretanto, pelas issues abertas no Github, eu diria que esses recursos mais avançados não foram implementados, de forma que o aplicativo se restringe às tarefas mais triviais.
Rdio integrado ao menu do Gnome Shell

Apesar disso, gostei do que vi e usei. O aplicativo é rápido, fácil, com interface semelhante à nativa e com os recursos que eu desejava.

Para instalar, o programa conta com um PPA disponibilizado pelo do próprio autor para o Ubuntu.  Mas como  este não estava disponível para a versão atual do Ubuntu (13.10 Saucy Salamander), compilei o fonte através do Github seguindo a excelente documentação do desenvolvedor e não tive problema algum.

Resolvi divulgar aqui pois não vi muita coisa reproduzida na net. Se você assina o serviço da Rdio (ou outro) ou já conhecia o programa, não deixe de escrever as suas impressões nos comentários. :-)

Comente clicando!