segunda-feira, 19 de maio de 2008

Uma apostila sensacional para o Ubuntu

O Ygor Abreu do Fórum Ubuntu-Pt, escreveu uma excelente apostila para o Ubuntu. Além de muito direta, de fácil leitura e abrangente, a apostila ficou muito bonita. O visual é nota 10. Além disso ela cobre as principais dúvidas de qualquer iniciante no Linux e/ou Ubuntu, como por exemplo instalação, instalação de programas, de drivers proprietários de video, configurações iniciais, codecs extras, etc.

O melhor é que obviamente ela encontra-se em português e apesar de ser baseada na versão Gutsy, pode ser usada tranquilamente, pois acabou de ser feita. O autor promete uma atualização para logo.

Você pode baixá-la clicando aqui. Se quiser, dê também uma lida no tópico criado no fórum do ubuntu e no blog do autor.

Abraços a todos.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Deixe as janelas do seu GNOME no Hardy mais bonitas com um simples comando

Achei esta dica no site do gnome e parece que funciona apenas para a última versão do GNOME (versão 2.22.1) presente no Hardy. Para isso a sua placa de video deve ser capaz de exibir "compositing", mas é provável que funcione na maioria dos hardwares. Eu uso uma placa de video porcaria, que não é capaz de rodar Compiz e nem OpenGL e as bordas das janelas ficaram bem mais bonitas com esta opção.

É uma mudança sutil, bem ao estilo da filosofia do Gnome. As maiores mudanças são os cantos arredondados e uma sombra nas janelas. Vale a pena conferir! Para isso, digite no terminal:

gconftool-2 -s --type bool /apps/metacity/general/compositing_manager true

Ou ative a mesma opção no gconf-editor.

Leitor de quadrinhos bem legal para Linux

Não sou um grande leitor de quadrinhos, mas quando alguma coisa me interessa, vou atrás para ver. Foi assim que eu li a versão original de 300, que depois virou filme estrelado por Rodrigo Santoro.

Encontrei este programa nos repositórios e achei bem legal. Trata-se de um programa em GTK para visualizar histórias em quadrinhos no computador. É super simples de usar e tem todos os recursos necessários. Ele abre arquivos .zip e .rar diretamente, sem que você tenha que descompactar os arquivos. Tem várias formas de visualização, lentes de aumento, marcadores, comentários e muitos outros recursos. O site do programa é o http://comix.sourceforge.net. Lá, clicando em "Screenshots" você poderá ver algumas imagens do programa.

Se você não sabe onde baixar histórias em quadrinhos, uma dica é o site http://rapaduradoeudes.blogspot.com/

Se alguém souber de outro endereço, por favor deixe um comentário no blog

Comente clicando!