segunda-feira, 30 de março de 2009

Apostilas para o OpenOffice 3.0 de graça na rede

Se você está procurando uma boa apostila para o OpenOffice, pode achar uma excelente coletânea produzida pela companhia do Metro de São Paulo. Os documentos estão licenciados sob o Creative-Commons e portanto, podem ser distribuídos e baixados à vontade. O endereço do site é http://www.metro.sp.gov.br/diversos/download/staroffice/BROffice_org_3_0/teopenoffice30.asp

Outra vantagem é que as apostilas referem-se a versão 3.0 da suite de aplicativos e por isso estão bem atualizadas. São 7 apostilas no total, abordando cada uma delas um tema, começando pela instalação e seguindo para cada um dos programas incluídos na suite: writer, calc, impress, draw, math e uma bem interessante, que aborda os recursos de utilização de imagem dispersos pelo pacote.

Outro site que vale a penas dar uma olhada é a página do projeto de documentação do BrOffice.

terça-feira, 24 de março de 2009

Guia de bolso do Ubuntu de graça!!!

Para quem não liga de ler em inglês, o autor do livro, cuja capa está sendo mostrada ai do lado, resolveu lançar a versão PDF do seu livro gratuitamente. Trata-se do "Ubuntu Pocket Guide and Reference: a concise companion for day-to-day Ubuntu use", ou "Guia de Bolso e Referência do Ubuntu: Uma companhia concisa para o uso diário do Ubuntu" em tradução livre.

Para quem se interessar é possível comprar a versão impressa por menos de 10 dólares com um cupom eletrônico de desconto no link: <http://www.ubuntupocketguide.com/download.html>. Quem gostar e puder, eu sugiro que compre-o, pois estimula atitudes como esta.

Já a versão em PDF pode ser baixada de graça a partir desta página ou diretamente aqui.

Creio que vale a pena conferir! E para aqueles que o lerem, deixem aqui as suas impressões nos comentários do post.

Abraço a todos. ;-)

quarta-feira, 11 de março de 2009

Cheque os códigos MD5 de imagens do Ubuntu e outros arquivos com apenas um clique

Você acabou de chegar ao mundo linux, está baixando um monte de imagens ISO para testar e acha muito difícil checar o código MD5 no terminal para saber se a integridade dos arquivos está garantida?

Bom, mesmo que você já saiba fazer isso, agora há uma maneira muito mais simples de executar esta tarefa. De maneira gráfica e o melhor de tudo, sem instalar nenhum programa!

Para executar esta tarefa, criei um script que pode ser usado junto com o nautilus. Na verdade é o meu primeiro script em shell!!! Não é lá grande coisa, mas estou orgulhoso dele... :-)

No entanto, se alguém quiser fazer alguma modificação, ou sugestão para ele, será bem vinda.

Para utilizar este script siga estas instruções:

1 - Abra o terminal e digite:
gedit ~/.gnome2/nautilus-scripts/md5check.sh

2 - Abra outra aba do seu navegador no endereço http://ubuntu.pastebin.com/f27ee97c1

3 - Role a janela para baixo. Clique na caixa branca e em seguida dê um Ctrl+A e um Ctrl+C no teclado.

4 - Cole o conteúdo no Gedit, salve e feche o programa.

5 - De volta ao terminal, vamos tornar o script executável digitando:
chmod +x ~/.gnome2/nautilus-scripts/md5check.sh

Pronto! O seu script já está pronto para ser usado. Basta clicar em um arquivo com o botão direito do mouse e ir até Scripts->md5check

domingo, 1 de março de 2009

Voltando de viagem de novo...

Olá caros leitores do blog,

gostaria de dizer que estava viajando desde o dia 04 de fevereiro e retornei a 2 dias. Foram 21 maravilhosos dias de trabalho pelo interior do Brasil. Quem quiser mais pode entrar no site do Instituto Brasil Solidário.

Assim que puder, postarei alguma coisa. Vou tentar avisar das minhas viagens antes que elas aconteçam também... hehehe! Só não fiz isso nesta porque esta foi muito corrida.

Abraços a todos,

Legendário

Comente clicando!