segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Campus Party e Twitter do Ubuntu-SP

Daqui a pouco estou saindo de casa para ir ao Campus Party. Espero que seja legal. Nunca participei. O único problema é que estou cheio de coisas do trabalho para fazer e talvez não consiga participar de tudo.

Gostaria muito de encontrar pessoas por lá. Quem quiser me procurar para batermos um papo, é só dar um toque. Na quarta-feira (27/01) às 11h farei uma palestra entitulada: "Contribuir com o Ubuntu é para seres humanos". É só procurar na agenda online do evento e já se inscrever. Espero vocês lá. Meu twitter: @kemelzaidan

Além disso, estou lançando o oficial do Ubuntu-SP: @ubuntu_br_sp . Quem estiver a fim de ficar por dentro do que acontece no Ubuntu-SP é só seguir: http://twitter.com/ubuntu_br_sp

Abraços,

Kemel Zaidan aka Legendario

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ubuntu Developer Week - Semana do Desenvolvedor Ubuntu

Quer colocar as suas habilidades de desenvolvedor a prova? Então que tal ajudar no desenvolvimento da distribuição Linux que mais cresce no mundo??? Sua oportunidade chegou. De 25 a 29 de Janeiro estará acontecendo a Semana do Desenvolvedor Ubuntu (Ubuntu Developer Week), uma semana de palestras e oficinas que acontecerão online via IRC. Nela você poderá:

  • aprender sobre diferentes técnicas de empacotamento

  • saber mais sobre os diferentes times de desenvolvimento do Ubuntu

  • descobrir os esforços feitos por uma comunidade mundia de desenvolvimento

  • participar de uma sessão aberta de perguntas e respostas com desenvolvedores do Ubuntu

  • e muito mais...


Para saber mais sobre o evento e visualizar os temas abordados, acesse o wiki do Ubuntu Developer Week.

Todas as aula acontecerão no IRC (no canal #ubuntu-classroom da rede irc.freenode.net), portanto qualquer cliente IRC pode ser utilizado, porém foi desenvolvida uma aplicação muito interessante especialmente para este tipo de "evento online de aprendizagem" do Ubuntu, seu nome é Lernid.

O Lernid trás muitos recursos interessantes. Apesar de ser um cliente IRC simplificado, pois pode ser facilmente utilizado até mesmo por aqueles que não estão habituados a utilizar o IRC (uma vez que ele mostra logo de cara os eventos de aprendizagem do Ubuntu agendados e os canais associados a ele), possui características avançadas como:

  • visualização de slides em tempo real - aqueles que estiverem dando as aulas podem exibir slides a todos os participantes.

  • visualização de sites em tempo real - palestrantes podem exibir páginas web para todos os participantes através de um browser embutido na ferramenta.

  • conversão de hora UTC - exibe automaticamente as horas dos eventos (que normalmente estão em UTC) para seu horário local.

  • Lembrete - avisa você do início dos eventos 10 minutos antes deles terem início.


Sinceramente, fiquei impressionado com a simplicidade e a criatividade da ferramenta. Para instalá-la é muito simples

sudo add-apt-repository ppa:lernid-devs/lernid-releases
sudo apt-get update
sudo apt-get install lernid


Para uma apresentação do Lernid, recomendo esta página.

Fonte


sábado, 16 de janeiro de 2010

Ubuntu User Day - Dia do Usuário Ubuntu



Dia 23 de Janeiro será o primeiro Dia do Usuário Ubuntu, ou Ubuntu Users Day, em inglês. Será um dia de informação aprofundada voltado a usuários iniciantes e intermediários, além daqueles interessados em utilizar o Ubuntu. Serão abordados em 14 aulas já agendadas, tópicos variados: instalação do Ubuntu, conseguindo ajuda, programas equivalentes, usando o IRC, se envolvendo na comunidade e muito mais.

As aulas acontecerão no canal #ubuntu-classroom sendo que as perguntas serão feitas no canal #ubuntu-classroom-chat na rede irc.freenode.net. Mais informações e a lista completa de aulas em: http://wiki.ubuntu.com/UserDays

Haverá também uma versão do Ubuntu User Day em Espanhol: https://wiki.ubuntu.com/DiaDelUsuarioUbuntu

Convido o Time do IRC BR a promover algo parecido, ou ao menos estimular a participação no IRC? O que acham da idéia?

Fonte: http://fridge.ubuntu.com/node/1968


Comente clicando!