sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um adeus nerd a André Gondim

Logo que conheci o software livre me encantei com a possibilidade de me envolver no desenvolvimento. Como naquela altura não entendia nada de desenvolvimento, fui traduzir. "Perdia" horas na frente do computador traduzindo o Ubuntu para o português, fascinado com as possibilidades colaborativas que aquele novo mundo me abria.

No entanto, por mais tempo que eu me dedicasse nas traduções do Launchpad, jamais conseguia chegar perto de um tal de AndreGondim, que simplesmente parecia ter mexido em cada um dos pacotes da distribuição. E foi assim que eu conheci o André: como um link no Roseta. Depois comecei a deixar alguns comentários em seu blog e mais tarde troquei algumas palavras no IRC.

Minhas contribuições para a distribuição foram crescendo e com elas o meu contato com o André: sempre online, sempre disponível para uma conversa. Só fui conhecê-lo pessoalmente no ano passado, durante o FISL, quando pudemos trocar algumas ideias breves, uma vez que seu estado de saúde já não o permitia permanecer muitas horas no evento. Mas nem precisava, eu já o conhecia; e conhecia bem, pois o André era uma dessas poucas pessoas que são online da mesma maneira que são pessoalmente: cordial, leal, prestativo, inteligente, presente, dedicado.

Lembro me que sempre que queria discutir alguma coisa sobre o Ubuntu, era ele quem eu chamava, não apenas pela posição de liderança que ele ocupava (pois outros também a ocuparam) mas por saber que ele realmente se interessava pela comunidade e sempre se engajava em longas conversas comigo. Com ele eu tinha "pano pra manga".

Dizem que ninguém é insubstituível e pra mim, parece estranho sentir saudades de alguém cujo contato se deu mais online do que pessoalmente, no entanto a verdade é que algumas pessoas quando se vão deixam um imenso vazio no mundo e nas nossas vidas.

Temo pelos rumos que a comunidade do Ubuntu-BR irá tomar, pois não vejo ninguém com a mesma dedicação e paixão que ele tinha e sem dúvida nenhuma sentirei falta de nossas conversas e dele me chamando no chat com um "ping"( bem nerd), a espera de um "pong" vindo do meu lado.

Vá com fé meu amigo, dá uns conselhos para aquele tal de Jobs e ande junto com a turma do Ritchie que eles são do bem. Certamente sentiremos sua falta por aqui.

# mv /usr/AndreGondim /home/ceu

Kemel Zaidan



Comente clicando!