domingo, 13 de abril de 2008

Expanda as funções do seu nautilus!

O Nautilus é o gerenciador de arquivos padrão do Gnome, utilizado pelo Ubuntu. Tem muita gente que acha que ele é simples de mais se comparado ao Konqueror, o gerenciador de arquivos padrão do KDE, porém o Nautilus segue a filosofia KISS (Keep It Simple, Stupid!) do Gnome. Numa tradução livre, KISS significa "Mantenha isso simples, seu estúpido!". Ou seja, nem todas as pessoas precisam de um gerenciador de arquivos com um milhão de funcionalidades.

Porém, isso não é sinônimo de fraqueza pois o nautilus pode ser facilmente expandido com plug-ins, scripts e extensões. Algumas dessas extensões encontram-se nos próprios repositórios do Ubuntu.

Abaixo faremos um breve resumo das funcionalidades de algumas dessas extensões presentes nos repositórios do Gutsy, pois talvez alguma delas possa te dar aquela função que você a tanto tempo desejava...

nautilus-sendto - integra o Evolution e o Pidgin ao Nautilus. Após instalado, surgirá a opção "Send to" ao clicar em um arquivo, podendo serem enviados pelo Evolution ou pelo Nautilus. O interessante é que você pode comprimir o arquivo na mesma janela que se abre o envio.

nautilus-actions - extensão do nautilus para configurar programas que serão abertos. Sabe quando você clica em um arquivo não reconhecido pelo Windows e ele te mostra com que programa você quer abrir ele? Então, esta extensão faz o mesmo

nautilus-image-converter - extensão do nautilus para redimensionar múltiplas imagens. Essa é uma das minhas favoritas, pois com ela, você pode facilmente mudar o tamanho das imagens sem que para isso precise usar o Gimp ou outro software. Muito prático para computadores velhos que demoram para abrir estes programas.

nautilus-open-terminal - plugin para abrir o Terminal na pasta onde você se encontra. Sabe quando você está trabalhando em uma pasta super longe da raiz (do tipo /home/user/Documentos/Documentos/Imagens/Festa de Aniversário 2005/etc/etc) e percebe que precisa rodar um arquivo daquela pasta no terminal? Você tem preguiça de digitar a linha toda no terminal? Com esta extensão, você clicará em "Arquivo" e a opção "Abrir num Terminal te levará diretamenta para a pasta onde você estava. Prático, né!?

nautilus-script-audio-convert - Converte arquivos de áudio de maneira bem simples.

nautilus-script-manager - Uma ferramenta para gerenciar os scripts para o nautilus de uma maneira simples.

nautilus-share - compartilha pastas usando o Samba com um só clique.

nautilus-wallpaper - Adiciona a opção "set as wallpaper" ao clicar em uma imagem com o botão direito do mouse ("definir como papel de parede").

Gostou? Deixe um comentário.

Comente clicando!