segunda-feira, 28 de julho de 2008

Netbook Remix - uma versão do Ubuntu para subnotebooks

Esta pode até ser uma notícia antiga, mas eu não ando vendo nada sobre ela nos sites e blogs brasileiros (pode até ser que eu tenha perdido alguma coisa durante a minha viagem ;P) no entanto eu acho que ainda vale a pena comentar.

A Canonical está desenvolvendo, em parceria com a Intel, uma versão do Ubuntu específica para subnotebooks ou netbooks, no estilo consagrado pelo Asus EEE-pc. O sistema será otimizado para a plataforma Atom da Intel (aí entra a parceiria entre as duas empresas) e ainda encontra-se em fase de desenvolvimento. Porém, a Canonical disponibilizou o sistema para testes e muitas pessoas parecem que já estão utilizando-o em seus computadores portáteis com muito sucesso. A prova é o site www.ubuntu-eee.com, que mostra passo a passo como instalar o sistema nos populares modelos da Asus e algumas resenhas como esta.

Além da interface desenhada especialmente para a pequena tela deste tipo de computadore, o Ubuntu Netbook Remix traz algumas diferenças em relação a versão tradicional para Desktops. Uma delas é que o Skype vem instalado por padrão, assim como no sistema Xandros padrão do Asus EEE.

Quer dar uma olhadinha nele e ver como ficou? Então veja o video:

Watch the video
2:30 - mp4 format (8MB) - ogg format (3MB)

Quer baixá-lo e testar você mesmo? Então baixe-o no site do Launchpad e não deixe de me escrever um comentário com as suas impressões caso você instale ele no seu pc.

2 comentários:

  1. Eu não tive coragem de instalar no pc... você já testou em um pc?

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado pelo comentário.

    Não testei porque infelizmente não tenho um netbook, pois caso tivesse, provavelmente já teria testado.

    ResponderExcluir

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!