segunda-feira, 28 de julho de 2008

Netbook Remix - uma versão do Ubuntu para subnotebooks

Esta pode até ser uma notícia antiga, mas eu não ando vendo nada sobre ela nos sites e blogs brasileiros (pode até ser que eu tenha perdido alguma coisa durante a minha viagem ;P) no entanto eu acho que ainda vale a pena comentar.

A Canonical está desenvolvendo, em parceria com a Intel, uma versão do Ubuntu específica para subnotebooks ou netbooks, no estilo consagrado pelo Asus EEE-pc. O sistema será otimizado para a plataforma Atom da Intel (aí entra a parceiria entre as duas empresas) e ainda encontra-se em fase de desenvolvimento. Porém, a Canonical disponibilizou o sistema para testes e muitas pessoas parecem que já estão utilizando-o em seus computadores portáteis com muito sucesso. A prova é o site www.ubuntu-eee.com, que mostra passo a passo como instalar o sistema nos populares modelos da Asus e algumas resenhas como esta.

Além da interface desenhada especialmente para a pequena tela deste tipo de computadore, o Ubuntu Netbook Remix traz algumas diferenças em relação a versão tradicional para Desktops. Uma delas é que o Skype vem instalado por padrão, assim como no sistema Xandros padrão do Asus EEE.

Quer dar uma olhadinha nele e ver como ficou? Então veja o video:

Watch the video
2:30 - mp4 format (8MB) - ogg format (3MB)

Quer baixá-lo e testar você mesmo? Então baixe-o no site do Launchpad e não deixe de me escrever um comentário com as suas impressões caso você instale ele no seu pc.

Comente clicando!