terça-feira, 26 de agosto de 2008

Faça o Firefox voltar a salvar as páginas ao sair

Um dos recursos mais úteis no novo firefox 3 é que ele pergunta se você quer salvar as páginas que atuais para que estas sejam abertas automaticamente da próxima vez que você abrir o firefox.

Acontece que algum viadinho que sentou no meu computador clicou naquela opção "não perguntar mais" e dai em diante ele parou de me mostrar essa opção que como eu já disse, gosto muito.

Mas como fazer para habilitá-la de novo? Bom, não adianta vasculhar as opções, pois a solução não está lá. Para isso faça o seguinte:

  1. Dê um "Crtl+T" e abra uma nova aba
  2. No campo do endereço digite: about:config
  3. Leia a mensagem de aviso e clique no botão
  4. No campo "Localizar" digite: browser.warnOnQuit
  5. Dê um duplo clique no resultado alterando o valor para true.
  6. Feche a abra.

Pronto! Sempre, que você fechar o programa com 2 ou mais abas abertas, ele vai te perguntar se você quer "Salvar e Sair", ou apenas "Sair"

Agora, se você quer que ele nem pergunte e sempre salve todas as abas, ai a coisa é bem mais fácil.

  1. Vá em Editar-> Preferências
  2. Agora Escolha a Opção Principal
  3. e onde se lê: "ao iniciar o firefox" altere a opção escolhendo: Abrir janelas e abas da última sessão

Bom, espero que esta seja útil para mais alguém.

Abraços

4 comentários:

  1. Cara, fiz o negócio.
    Ele está "true", e agora tenho sete abas abertas e o programa não pede pra salvar.

    ResponderExcluir
  2. Achei isto em algum lugar:
    "Conforme especificado em:
    http://kb.mozillazine.org/Talk:Browser.warnOnQuit
    é necessário habilitar:
    Editar > Preferências > Abas > [x] Alertar ao fechar várias abas
    caso contrario a opção browser.warnOnQuit será desconsiderada. "

    A minha está habilitada.
    Fiz a segunda opção que você sugeriu, de configurar pro Firefox sempre abrir as abas anteriores. Eu tinha sete abas abertas, fechei e, ao abrir o Firefox, lá estava a página inicial.

    Que bosta!

    ResponderExcluir
  3. Caro El'Sdee,

    as configurações listadas funcionaram comigo. Provavelmente você deve estar com alguma outra configuração errônea. No meu caso a opção browser.warnOnQuit está no Status padrão, tipo "boolean" e "valor" "true".

    Como última alternativa, tente buscar ajuda em fóruns e canais IRC especializados. Lá vc sempre encontra alguém com conhecimento para te ajudar.

    ResponderExcluir
  4. É, não deu certo. Deve estar faltando alguma configuração.

    ResponderExcluir

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!