terça-feira, 28 de outubro de 2008

Impressões da Fun Station Fnac

Outro dia eu dei uma passada na Fnac da Paulista e me deparei com um novo produto (na verdade um serviço) :-). Eles chamam de Fun Station, o que é na verdade um totem eletrônico com muitas formas de conexão. Ele tem disponível conexões USB 2.0, bluetooth e dock para iPod.

Segundo o vendedor que me atendeu, eles pretendem vender conteúdo digital através do aparelho. Você vai até ele, escolhe o que quer, conecta o seu dispositivo (que pode ser desde um celular até um iPod) e descarrega no dispositivo. O serviço vai funcionar através de cartões pré-pagos. Eles vêm com um código que você digita no momento de pagar e o valor é debitado.

Até pelo menos o dia em que eu fui até lá (cerca de uma semana atrás), o conteúdo pago podia ser visualizado, mas não comprado, pois o sistema de pagamento ainda não estava funcionando.

O único conteúdo disponível era o gratuito. Sim, haverá conteúdo gratuito para ser transferido, porém ele é bem limitado e não muito interessante. Como estava com o meu iPod em mãos, conectei na máquina e baixei um disco do Shaaman e um video clip para testar.

A transferência é bem rápida e o melhor de tudo é que, segundo o que me informaram, os arquivos não terão DRM, ou seja, cada um faz o que quer com os arquivos que baixou, principalmente se você pagou por eles.

Para quem quiser saber mais, parece que a FNAC fez um blog para as maquininhas. Aqui em baixo, uma foto bem aproximada para dar uma noção do brinquedinho.

No geral, achei a proposta bem interessante, pois junta o conceito de loja com o de conteúdo digital. Não tem a facilidade de baixar da internet, porém para quem tem conexão lenta isso é uma desvantagem. Resta saber ao menos se os preços vão ser menores do que o dos discos tradicionais, pois caso não forem, eu preferiria comprar os discos, ripar e transferir eu mesmo.

Comente clicando!