quinta-feira, 24 de abril de 2008

Baixe a nova versão do Ubuntu: 8.04 Hardy Heron


Mais uma nova versão do Ubuntu saindo do forno e eu estou curiosíssimo para botar as mãos nele. Para quem não sabe o Ubuntu é disponibilizado em 3 versões:

  1. Desktop: é a versão live-cd, onde você pode executar o sistema diretamente do CD-ROM e instalá-lo caso desejar.
  2. Alternative: é uma versão de instalação sem o live-cd. Serve apenas para instalar o sistema e é feita para computadores mais velhos (com menos de 256MB de RAM) que não conseguem executar o instalador gráfico.
  3. Server: trata-se da versão do Ubuntu específica para servidores.

Cada umas destas versões estão disponíveis em 3 arquiteturas diferentes.

  • i386: para computadores com processadores Intel ou AMD de 32 bits.
  • amd64: para computadores com processadores Intel ou AMD de 64 bits.
  • sparc: para computadores com tecnologia SUN UltraSparc.

Além disso estão disponíveis outros "sabores" (flavors), que nada mais são que o mesmo Ubuntu, porém com gerenciadores de janelas diferentes. O Ubuntu traz o Gnome como gerenciador padrão.

  • Kubuntu: possui o KDE como gerenciador de janelas padrão.
  • Xubuntu: possui o XFCE como gerenciador de janelas padrão.
  • Edubuntu: um Ubuntu desenvolvido especialmente para ambientes educacionais.
  • Gobuntu: uma versão do Ubuntu que traz apenas pacotes e soluções em software livre.

Você pode baixar o Ubuntu a partir desta página ou ainda desta. Já a lista completa de mirrors pode ser vista na página http://www.ubuntu.com/getubuntu/downloadmirrors

domingo, 20 de abril de 2008

Entrevista com o LedStyle

Encontrei esse blog através de um comentário deixado aqui no meu blog. Tem uma entrevista com o LedStyle que é bem legal. O LedStyle já é uma figurinha carimbada da comunidade de software livre brasileira e autor de uma famosa video-aula sobre o Gimp.

Leiam a entrevista com ele aqui.

Abraços a todos.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Aumentando o volume do seu microfone (ou até mesmo fazendo ele funcionar...)

Estava procurando um tutorial que colocasse o microfone do meu micro num volume decente, pois ele estava muito baixo. Achei a resposta em uma dica para fazê-lo funcionar no feisty. Usei no meu Gutsy e deu muito certo. O volume agora está jóia.

Traduzo aqui o conteúdo do site em inglês.

  1. Dê um duplo clique no ícone do auto-falante ao lado do relógio.
  2. Agora clique em Editar/Preferências.
  3. Certifique-se que todas as chaves relativas ao microfone estejam selecionadas. Selecione também a opção Captura.
  4. Agora devem aparecer as abas Gravando, Chaves e Opções no painel de controle de volume.
  5. Certifique-se que nada nestas abas esteja "deselecionado", com o volume baixo ou "mutado".
  6. Na aba Opções, Mic-select. deve estar em mic-in.

domingo, 13 de abril de 2008

Expanda as funções do seu nautilus!

O Nautilus é o gerenciador de arquivos padrão do Gnome, utilizado pelo Ubuntu. Tem muita gente que acha que ele é simples de mais se comparado ao Konqueror, o gerenciador de arquivos padrão do KDE, porém o Nautilus segue a filosofia KISS (Keep It Simple, Stupid!) do Gnome. Numa tradução livre, KISS significa "Mantenha isso simples, seu estúpido!". Ou seja, nem todas as pessoas precisam de um gerenciador de arquivos com um milhão de funcionalidades.

Porém, isso não é sinônimo de fraqueza pois o nautilus pode ser facilmente expandido com plug-ins, scripts e extensões. Algumas dessas extensões encontram-se nos próprios repositórios do Ubuntu.

Abaixo faremos um breve resumo das funcionalidades de algumas dessas extensões presentes nos repositórios do Gutsy, pois talvez alguma delas possa te dar aquela função que você a tanto tempo desejava...

nautilus-sendto - integra o Evolution e o Pidgin ao Nautilus. Após instalado, surgirá a opção "Send to" ao clicar em um arquivo, podendo serem enviados pelo Evolution ou pelo Nautilus. O interessante é que você pode comprimir o arquivo na mesma janela que se abre o envio.

nautilus-actions - extensão do nautilus para configurar programas que serão abertos. Sabe quando você clica em um arquivo não reconhecido pelo Windows e ele te mostra com que programa você quer abrir ele? Então, esta extensão faz o mesmo

nautilus-image-converter - extensão do nautilus para redimensionar múltiplas imagens. Essa é uma das minhas favoritas, pois com ela, você pode facilmente mudar o tamanho das imagens sem que para isso precise usar o Gimp ou outro software. Muito prático para computadores velhos que demoram para abrir estes programas.

nautilus-open-terminal - plugin para abrir o Terminal na pasta onde você se encontra. Sabe quando você está trabalhando em uma pasta super longe da raiz (do tipo /home/user/Documentos/Documentos/Imagens/Festa de Aniversário 2005/etc/etc) e percebe que precisa rodar um arquivo daquela pasta no terminal? Você tem preguiça de digitar a linha toda no terminal? Com esta extensão, você clicará em "Arquivo" e a opção "Abrir num Terminal te levará diretamenta para a pasta onde você estava. Prático, né!?

nautilus-script-audio-convert - Converte arquivos de áudio de maneira bem simples.

nautilus-script-manager - Uma ferramenta para gerenciar os scripts para o nautilus de uma maneira simples.

nautilus-share - compartilha pastas usando o Samba com um só clique.

nautilus-wallpaper - Adiciona a opção "set as wallpaper" ao clicar em uma imagem com o botão direito do mouse ("definir como papel de parede").

Gostou? Deixe um comentário.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Podcasts sobre Linux e Software Livre

Achei uma página muito legal na internet!!! Ela relaciona todos os podcasts sobre Linux na internet. O endereço é http://www.thelinuxlink.net/. Para ouví-los, é bom saber inglês...

Quanto o um podcast nacional, o único bom que eu conheço sobre o assunto é o Geek's Podcast (que anda meio devagar ultimamente). Se alguém souber de algum outro, deixe um recado que eu vou dar uma olhada e coloco numa lista de podcast que eu vou criar aqui ao lado.

Abraços.

Comente clicando!