terça-feira, 26 de agosto de 2008

Faça o Firefox voltar a salvar as páginas ao sair

Um dos recursos mais úteis no novo firefox 3 é que ele pergunta se você quer salvar as páginas que atuais para que estas sejam abertas automaticamente da próxima vez que você abrir o firefox.

Acontece que algum viadinho que sentou no meu computador clicou naquela opção "não perguntar mais" e dai em diante ele parou de me mostrar essa opção que como eu já disse, gosto muito.

Mas como fazer para habilitá-la de novo? Bom, não adianta vasculhar as opções, pois a solução não está lá. Para isso faça o seguinte:

  1. Dê um "Crtl+T" e abra uma nova aba
  2. No campo do endereço digite: about:config
  3. Leia a mensagem de aviso e clique no botão
  4. No campo "Localizar" digite: browser.warnOnQuit
  5. Dê um duplo clique no resultado alterando o valor para true.
  6. Feche a abra.

Pronto! Sempre, que você fechar o programa com 2 ou mais abas abertas, ele vai te perguntar se você quer "Salvar e Sair", ou apenas "Sair"

Agora, se você quer que ele nem pergunte e sempre salve todas as abas, ai a coisa é bem mais fácil.

  1. Vá em Editar-> Preferências
  2. Agora Escolha a Opção Principal
  3. e onde se lê: "ao iniciar o firefox" altere a opção escolhendo: Abrir janelas e abas da última sessão

Bom, espero que esta seja útil para mais alguém.

Abraços

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Screencast do Ubuntu - Videos do Ubuntu ensinam tudo o que é preciso para você usar o sistema

Você sabia que o Ubuntu tem um screencast oficial? Pois é, muita gente não sabe. Uma vez por mês, eles divulgam um video que ensina a fazer alguma coisa no sistema. Há vários formatos e tamanhos disponíveis para download ou streaming.

Quem quiser contribuir, pode traduzir para o português as legendas disponíveis, pois todo o conteúdo é produzido em inglês. É mais uma fonte de aprendizado para aqueles que se interessam.

O endereço é http://screencasts.ubuntu.com/

Há um outro site que também faz o mesmo, mas parece que depois do screencast oficial, ele não tem sido atualizado com muita frequência. É o http://ubuntuclips.org

Abraços a todos!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Fazendo o Checkgmail voltar a funcionar

Costumo usar o Checkgmail que é um applet muito bom e útil para checar as mensagens do Gmail. Acontece que com uma mudança recente na forma de login do Gmail, ele deixou de funcionar. Para resolver o problema, basta digitar em um terminal:
checkgmail -update

com isso ele irá baixar a versão mais recente do svn e quando perguntar se você quer atualizar o programa, responda sim com um "Y" maiúsculo. Pronto, o seu Checkgmail já está funcionando de novo.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Mude a cara do seu MPlayer

No Linux, o meu player favorito é o MPlayer e como a maioria dos players atuais, ele é compatível com skins, ou seja, você pode mudar a "pele" dele e com isso alterar toda a aparência do player. Hoje vamos ver como fazer isso.

Primeiro vamos ao site do MPlayer e baixamos um skin que nos agrade. Além do site oficial, o Google pode oferecer muitas outras opções. Após fazer isso é muito simples, basta descompactar o arquivo baixado.

Se quiser que ele esteja disponível para todos os usuários, é só descompactar na pasta:
/usr/share/mplayer/skins

Como a pasta é do sistema, você vai precisar de permissão de administrador. Como muitos sites mostram a maneira de descompactar arquivos pelo console, eu vou ensinar a maneira gráfica:

Clique no arquivo com o botão direito e depois em "abrir como administrador". Digite a senha. Difícil né? ;-)

Caso você não tenha permissão de administrador para a sua conta, crie uma pasta ".mplayer/skins" dentro da sua pasta home e descompacte os skins nela (não se esqueça do ponto final antes de mplayer). Depois disso é só alterar o skin no MPlayer.

Mais fácil que isso, só dois disso! Ai vai uma foto do skin escolhido por mim (PowePlayer) para quem quiser dar uma olhada.

Comente clicando!