terça-feira, 30 de setembro de 2008

Projeto do Senador Eduardo Azeredo

Olá caros leitores,

hoje eu adicionei mais um banner ao meu blog. Neste caso foi o banner abaixo:
Vote contra este projeto absurdo!

Ele diz respeito a um projeto de lei absurdo proposto pelo senador do PSDB-MG, Eduardo Azeredo. Caso este projeto seja aprovado, será o fim da privacidade e da liberdade individual na internet brasileira. Caso você não conheça a proposta, eu aconselho a se inteirar melhor sobre o assunto. Para isso, pode dar uma olhadinha no link.

Mas caso concorde comigo e com as outras mais de 115 mil pessoas que já assinaram este abaixo-assinado, por favor, dê a sua contribuição acessando a página e mostrando o seu apoio.

Abraços

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Free Software Magazine - A revista livre da Free Software Foundation

Eu não conhecia, mas acabei de achar a revista da FSF (Fundação do Software Livre) e tem coisas muito interessantes como uma tirinha sensacional sobre o assunto. Uma amostra é esta logo abaixo (Nela se lê: "Se software fosse café"). Vale a pena dar uma olhada!

sábado, 20 de setembro de 2008

Curso Info OpenOffice de graça

A editora Abril liberou o curso da revista Info sobre o BrOffice.org para ser acessado gratuitamente através de sua página.

O curso está baseado na versão 2.0.

Acesse: http://info.abril.com.br/dicas/cursos/openoffice/curso.html

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Instale mais visualizações para o Rhythmbox

Uma coisa que eu sempre achei chata é que o Rhythmbox vem com apenas duas visualizações de audio. O Windows Media Player vem com uma cacetada. Resolvi descobrir como instalar mais. Não podia ser mais fácil... Basta instalar o pacote libvisual-0.4-plugins pelo synaptic:

sudo aptitude install libvisual-0.4-plugins ou clique aqui

Com ele, você ganha mais 8 visualizações como esta aqui em baixo:

Não são muitos, mas bem que os programadores de plantão podem se empolgar e fazer mais alguns, não é verdade?

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Google Chrome: primeiras impressões

Dei uma primeira testada no Chrome, o novo navegador lançado pelo Google na semana passada. Por enquanto ele está só disponível para Windows, mas versões para Mac e Linux estão prometidas para logo.

A primeira vista, o visual não impressiona muito, tudo bem clean, bem ao estilo do google. Gostei, porém algumas opções ficam escondidinhas nos botões de menu e estamos acostumados a acessá-las por ícones. De fato, não há um menu convencional, com Arquivo, Editar, Exibir, etc. A primeira vista é estranho, mas a consequência direta disso é que sobra mais espaço para a navegação. É como navegar com o firefox usando o modo tela inteira (F11). Legal e não chega a encomodar.

Agora o destaque para mim foi mesmo a velocidade... Achei imprecionante!!!! Já tinha ouvido falar que o webkit (framework do Chrome) era mais rápido, mas para mim isto não é justificativa. Basta baixar dos repositórios do Hardy o midori, que é um browser em GTK que utiliza o webkit para ver a diferença entre ele e o Midori. O Chrome, pelo menos até agora deve ser o navegador mais rápido atualmente. E isso se deve ao fato do V8 (o engine de javascript utilizado por ele). A performance do Chrome rodando em Windows XP foi muito superior ao do Midori, do Opera e do Firefox rodando em Linux. E olha que o Linux é muito mais rápido do que o Windows como o assunto é internet, isto porque ao contrário do Windows, o Linux não precisa de nenhuma camada de compatibilidade com o protocolo TCP/IP, como por exemplo o Winsocks. Nele o protocolo é nativo.

A interface clean, enxuta de fácil compreenção, juntamente com a facilidade, para mim foram as duas características mais interessantes nele. Além disso vale resaltar também a aba de navegação segura (que se não me engano é aberta com Crtl+N ou através do ícone) e que não deixa rastros no computador.

De resto, creio que não seja nada que não possa ser incorporado pelos outros navegadores posteriormente.

Dentro em breve a Fundação Mozilla irá lançar a versão 3.1 do Firefox, que contará com um engine de javascript chamado tracemonkey. Quem já testou, diz que é mais rápido ainda do que o V8 do Chrome. Só nos resta agora esperar pelos dois lançamentos.

Propagandas da Apple - Mac vs. Windows

Fui dar uma olhada no YouTube para ver as propagandas da Apple que estão fazendo sucesso lá nos EUA. Nunca fui fã de Mac (inclusive acho que a Apple é uma Microsoft que faz as coisas direito) porém, adoro ver alguém tirando um sarrinho da empresa de Bill Gates.

Além disso, a propaganda é muito boa e os atores são excelentes. Realmente não sei porque as pessoas continuam usando Windows pois entre Linux, Mac OS e Windows, ele é reconhecidamente o pior dos 3. É louco quem não reconhece isso.

Dê uma olhada neste video que compila 15 propagandas da série "Get a Mac".

Detalhe: com quem o PC se parece??? Ganha um doce quem adivinhar...

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Chrome, o navegador do Google

O Google lançou hoje na internet, a versão beta de seu browser, chamado de Google Chrome. Por enquanto ele só está disponível para Windows, porém versões para Mac e Linux estão a caminho. Segundo o site, ele utiliza o engine Webkit (o mesmo utilizado pelo Konqueror e pelo Safari da Apple) e parte do código do Firefox.

Pelo que pude ler, as maiores inovações é que cada aba utiliza um processo separado, ou seja, um problema numa página específica não derruba o aplicativo todo. Outro recurso importante é que a machina virtual de javascript foi escrita do zero e recebeu o nome de V8.

Muitos dizem que ao invés de entrar na briga com o Microsoft Explorer ele pode na verdade é prejudicar o Firefox. É claro que isso pode acontecer, porém, com o projeto é de código aberto, nada impede que as inovações importantes que ele troxer sejam incorporadas pelo Firefox.

Em projetos open-source quem acaba ganhando são todos!

Para saber mais visite a página do Chrome em português e leia uma história em quadrinho para explicar o lançamento.

Mais tarde, deixe um recado aqui contando as suas impressões sobre ele.

Comente clicando!