segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Como instalar jogos e programas com múltiplos CDs com o Wine


O Wine é uma ferramenta fenomenal, que permite que nós utilizemos alguns programas e jogos que só existem para Windows no nosso Linux, com toda a segurança e performance que nunca seria possível no sistema da MS. Enquanto os desenvolvedores não perceberem que o Linux é a plataforma do futuro, nós continuaremos a usar o Wine.

Bem, esta é uma dúvida muito comum e inclusive eu já tinha visto ela no fórum do Ubuntu-br, sem resposta. A maioria dos usuários não conseguem desmontar o primeiro CD para colocarem o segundo CD de instalação.

Porém hoje, comprei uma revista com o jogo Swat4 para windows e resolvi colocar o Wine à prova.

Não foi muito difícil achar a resposta, porém, vamos lá:

O método abaixo foi testado com o Intrepid, no entanto, deve funcionar de maneira semelhante com as outras versões. A primeira coisa a se fazer é tentar não rodar o programa de instalação com o nautilus aberto, pois ele pode bloquear a desmontagem do CD. Isso pode ser conseguido simplesmente fechando o programa depois de clicar no arquivo "setup.exe" ou rodando o programa de instalação via terminal, como no exemplo abaixo:

wine /media/cdrom/setup.exe

É claro que você vai ter que substituir o caminho acima e/ou o arquivo de instalação presente no seu CD.

Quando o programa de instalação te pedir para trocar o cd, abra outra aba do terminal (ctrl+shift+T no gnome) e digite:

wine eject d:

você precisará alterar a letra do drive, caso tenha alterado ela no seu winecfg, o que é improvável. Também li que é possível que você tenha que montar manualmente o segundo CD de instalação, embora isso não tenha sido necessário no meu teste.

No FAQ do Wine você encontra outras formas de iniciar uma instalação via linha de comando para permitir que se instalem múltiplos CDs. Um exemplo dessa utilização seria:

wine start 'D:\setup.exe'

Porém maiores informações podem ser encontradas no link acima.

Agora é só curtir o seu jogo ou programa e correr para o abraço, afinal, você não precisa do Windows para mais nada! ;-)

(editado: o jogo não funcionou, por causa de um bug ainda não resolvido. Porém a instalação ocorreu de forma normal)

Comente clicando!