quinta-feira, 9 de abril de 2009

Procure Ovos de Páscoa no Ubuntu

Hackers tem bom humor, e caso você ainda não saiba disso, vai ter uma prova hoje.

Ovos de páscoa (ou easter eggs, em inglês) são pequenas brincadeiras que os programadores escondem em seus programas. Como a páscoa está próxima, resolvi reproduzir aqui alguns que eu pude achar e testar:

No Mozilla Firefox


Você já tinha ouvido falar do livro de Mozilla? Se ainda não, abra uma aba e digite:
about:mozilla no campo de endereço




E quanto a robôs visitando o seu navegador? Faça o mesmo descrito acima, porém desta vez escreva: about:robots



Poderes de SuperVaca do apt e aptitude!


Todo mundo já deve ter se deparado com os poderes de super vaca do apt. Se você digitar apt-get no terminal e digitar enter, ele vai te falar "Este APT tem Poderes de Super Vaca." logo no final. Inclusive, nas primeiras vezes que mexi com o Linux eu me perguntava: "Que raio de poder de super vaca é este????" :-D

Pois bem, vá ao terminal e digite:
apt-get moo e vc será agraciado com uma linda vaquinha e a frase "você já fez muuu hoje?"

(__)
(oo)
/------\/
/ | ||
* /\---/\
~~ ~~
...."Have you mooed today?"...


Quer tentar o mesmo com o aptitude? então vá lá e digite:
aptitude moo e ele irá te dizer que "Não existem Ovos de Páscoa neste programa.", mas é claro que ele está mentindo. Volte lá e digite:
aptitude -v moo
O atributo -v normalmente significa modo "verbose", onde o programa vai te passando as informações à medida que ele está sendo executado. Não deu certo? Vá acrescentando "v"s até que ele desista e entregue o seu ovinho, como neste exemplo: aptitude -vv moo

Nomes de versões muito loucas do Ubuntu


Se você digitar lsb_release -d no terminal, poderá ver a versão do seu Ubuntu, porém eu aposto que você nunca viu estas versões:
The "Good, clean fun" Release.
The "Bully's Special Prize" Release.
The "On like Donkey Kong" Release.
The "In like Flynn" Release.
The "Maidenhead Creeping Water Plant" Release.
The "Just kidding about the God part" Release.
The "Flatulent Elm of West Ruislip" Release.
The "� 他媽的天下所有的人都該死" Release.
...


Então vá lá no terminal e digite: zgrep "The.*Release" /usr/share/doc/dpkg/changelog.Debian.gz

No OpenOffice.org Calc


Está sem nada para fazer no trabalho, mas não tem nenhum joguinho instalado no computador da empres? Você não pode acessar nenhum site de jogos porque podem descobrir e você se dar mal no trabalho? Se você tem a planilha eletrônica do OpenOffice instalada no seu computador, seus problemas acabaram!!! Digite =Game(”StarWars”) em qualquer célula e dê enter. Aproveite o seu joguinho no estilo "Space Invaders"



Mais uma: digite =STARCALCTEAM() e dê enter. Conheça o time original do StarOffice Calc em foto de uma festinha...



No Gnome


Na tela de login do GDM, digite Require Quarter e de enter. Ele vai voltar a tela de login como se nada tivesse acontecido. O próximo usuário a tentar logar, receberá a mensagem que precisa "Inserir 25 centavos para continuar". Útil para sacanear amigos...

Outra. Desta vez no painel do Gnome. Clique em uma área vazia do painel e em "propriedades" Dentro da janela que irá abrir, clique 3 vezes com o botão direito do mouse. O que você vê?



Acha que já está bom? Ainda não. Dê "Alt+F2" no teclado e escreva "gegls from outer space". Aproveite mais um jogo no estilo Space Invaders, mas desta vez muito mais difícil e com a vaca louca do Gnome (quem sabe ela não é a super vaca???).

O zenity é uma interface que permite criar caixas de diálogos gráficos através de scripts. Então faça o seguinte: no terminal digite:
zenity --about
Na janelinha que vai abrir, clique nela e digite "zen" no seu teclado. Agora você tem disponível um joguinho no estilo "vista o senhor cabeça de batata", mas parece que não funciona no Jaunty.



Você conhece mais algum que não está aqui? Deixe a dica no seu comentário.

Fontes:
http://jonathancarter.co.za/2006/04/16/easter-egg-hunting/
http://jonathancarter.co.za/2009/04/09/more-easter-eggs-in-ubuntu/

Comente clicando!