quarta-feira, 15 de julho de 2009

Livro: ‘Para Entender a Internet’ é grátis e cabe em um email

Para entender a internet - Noções, práticas e desafios da comunicação em rede” é uma experiência diferente de publicação e divulgação de livro. Não têm editora, ficou pronto em 45 dias, está integralmente disponível pela Web, foi lançado (17/03) pelo Twitter sem anúncio formal para a imprensa, cabe em um email e recebeu mais de 500 recomendações espontâneas de leitura em três dias.


Entre os autores, Edney Souza, o Interney, um dos blogueiros mais conhecidos do Brasil hoje, é quem escreve sobre blog. Soninha Francine, vereadora, atual sub-prefeita em São Paulo, escreve sobreinternet e lei eleitoral. Fábio Seixas, um dos brasileiros mais seguidos no Twitter, fez o texto sobre micro-blogging. Sérgio Amadeu, ativista combativo do software livre, escreve sobre pirataria online. Ronaldo Lemos, um dos ativistas brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente, explica o que é o Creative Commons.



Aqui o livro: http://paraentenderainternet.blogspot.com/
Aqui os autores: http://www.naozero.com.br/autores-para-entender
Aqui sobre o livro e o lançamento:http://www.naozero.com.br/making-off-para-entender


Muitas pessoas ainda sentem que a tal revolução trazida pela Web é uma festa para a qual eles não foram convidados. Muitos professores de escolas públicas e privadas, empreendedores, executivos, comunicadores, administradores públicos e uma boa parte da sociedade civil não entendem o motivo de tanta euforia em relação à internet. Esse livro pretende ser um convite para que elas entrem e participem da festa.


“Para entender a internet - Noções, práticas e desafios da comunicação em rede” reúne textos originais de ativistas, acadêmicos e profissionais que estão ajudando a inventar/moldar a cultura da Web no Brasil. Apesar de terem sido produzidos pensando no leitor com pouca familiaridade com a Web, os textos vão além das simplificações e dos modismos para, ao mesmo tempo, ensinar e provocar.


É uma experiência de produção de conteúdo educativo usando a Rede que começou na Campus Party em janeiro de 2009. É também um projeto colaborativo - literalmente - publicado com licença CC e aberto a interferências.


Temas:
Noções:
beta, capital social / Whuffie, cauda longa, co-working, cultura do remix, cyberpunk, ética hacker, interatividade, metodologias ágeis, rede social, viral, Web 2.0


Práticas: blog, bridge-blogger, comunidades de prática, consumer-to-consumer (C2C), Creative Commons, fotografia digital, jogos eletrônicos, jornalismo colaborativo, micro-blogging, mobile, Open Space / Barcamp, peer-to-peer (P2P), podcast, propaganda online, wiki


Desafios: brecha digital / exclusão digital, cyberbullying , ecologia digital, Lei Azeredo, Lei Eleitoral e internet, lixo eletrônico, pirataria, privacidade, spam, voluntariado em rede.

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/03/20/livro-para-entender-a-internet-e-gratis-e-cabe-em-um-email/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!