domingo, 30 de agosto de 2009

Corrigindo a resolução em placas Geforce FX 5200 no Jaunty

Chegou um momento que eu me arrependi de ter feito uma instalação limpa do Jaunty no pc. Isso porque eu estava no Hardy e não queria baixar todos os pacotes do Intrepid para só depois poder para o Jaunty numa upgrade via web.

Acontece que depois da minha instalação, a melhor resolução que eu conseguia na minha placa Geforce FX 5200 era 800x600. "Bom, é só instalar os drivers da Nvidia e tudo vai ficar normal", pensei eu. Ledo engano. Após a instalação dos drivers proprietários a melhor resolução caiu para meros 640x480. Era horrível, tudo ficava enorme na tela.

O nvidia-settings não mostrava uma opção melhor e o nvidia-xconfig não conseguia configurar um bom xorg.conf. Pesquisei, pesquisei e não consegui encontrar solução. Mesmo o fórum em inglês, que sempre resolve os meus problemas parecia sem solução.

Acabei descobrindo que esse é um bug do jaunty (assinalado como 322870 no LP). Estava quase voltando para o Hardy quando tive uma idéia. Baixei a nova imagem do Hardy, pois agora as versões LTS recebem atualização a cada 6 meses e a minha era da época do lançamento. Uma vez com o CD nas mãos rodei uma sessão live e instalei o driver da nvidia via envyng.

De posse de um pendrive na mão, copiei o xorg.conf gerado e também o ~/.nvidia-settings-rc para o pendrive. Foi só copiar para o Jaunty para que meus problemas cessassem...

Espero que essa dica seja útil para mais pessoas pois o tal "bug" me deu um baile e tanto.

Comente clicando!