quarta-feira, 15 de julho de 2009

Livro: ‘Para Entender a Internet’ é grátis e cabe em um email

Para entender a internet - Noções, práticas e desafios da comunicação em rede” é uma experiência diferente de publicação e divulgação de livro. Não têm editora, ficou pronto em 45 dias, está integralmente disponível pela Web, foi lançado (17/03) pelo Twitter sem anúncio formal para a imprensa, cabe em um email e recebeu mais de 500 recomendações espontâneas de leitura em três dias.


Entre os autores, Edney Souza, o Interney, um dos blogueiros mais conhecidos do Brasil hoje, é quem escreve sobre blog. Soninha Francine, vereadora, atual sub-prefeita em São Paulo, escreve sobreinternet e lei eleitoral. Fábio Seixas, um dos brasileiros mais seguidos no Twitter, fez o texto sobre micro-blogging. Sérgio Amadeu, ativista combativo do software livre, escreve sobre pirataria online. Ronaldo Lemos, um dos ativistas brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente, explica o que é o Creative Commons.



Aqui o livro: http://paraentenderainternet.blogspot.com/
Aqui os autores: http://www.naozero.com.br/autores-para-entender
Aqui sobre o livro e o lançamento:http://www.naozero.com.br/making-off-para-entender


Muitas pessoas ainda sentem que a tal revolução trazida pela Web é uma festa para a qual eles não foram convidados. Muitos professores de escolas públicas e privadas, empreendedores, executivos, comunicadores, administradores públicos e uma boa parte da sociedade civil não entendem o motivo de tanta euforia em relação à internet. Esse livro pretende ser um convite para que elas entrem e participem da festa.


“Para entender a internet - Noções, práticas e desafios da comunicação em rede” reúne textos originais de ativistas, acadêmicos e profissionais que estão ajudando a inventar/moldar a cultura da Web no Brasil. Apesar de terem sido produzidos pensando no leitor com pouca familiaridade com a Web, os textos vão além das simplificações e dos modismos para, ao mesmo tempo, ensinar e provocar.


É uma experiência de produção de conteúdo educativo usando a Rede que começou na Campus Party em janeiro de 2009. É também um projeto colaborativo - literalmente - publicado com licença CC e aberto a interferências.


Temas:
Noções:
beta, capital social / Whuffie, cauda longa, co-working, cultura do remix, cyberpunk, ética hacker, interatividade, metodologias ágeis, rede social, viral, Web 2.0


Práticas: blog, bridge-blogger, comunidades de prática, consumer-to-consumer (C2C), Creative Commons, fotografia digital, jogos eletrônicos, jornalismo colaborativo, micro-blogging, mobile, Open Space / Barcamp, peer-to-peer (P2P), podcast, propaganda online, wiki


Desafios: brecha digital / exclusão digital, cyberbullying , ecologia digital, Lei Azeredo, Lei Eleitoral e internet, lixo eletrônico, pirataria, privacidade, spam, voluntariado em rede.

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/03/20/livro-para-entender-a-internet-e-gratis-e-cabe-em-um-email/

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A propaganda mais nojenta da história da Microsoft

Meu Deus, é de assustar! Se a Microsoft escreve programas da mesma forma como faz comerciais de TV, é melhor Bill Gates e companhia começarem a pensar em um novo ramo de negócios. Essa é provavelmente a propaganda mais nojenta que eu já vi na vida. O publicitário que a criou deveria rasgar o diploma e dar um tiro na cabeça. Bons tempos aquele onde o Steve Ballmer anunciava o Windows 1.0 como quem vendia carro usado. Pelo menos ele era engraçado...

Quem tem estômago fraco é melhor não assistir ao novo comercial do Internet Explorer 8. Não é a toa que ele foi tirado do ar em menos de 24 horas nos EUA. Ahh, o programa em si também é de dar nojo...


domingo, 5 de julho de 2009

Lançada a Revista Espírito Livre nº 4

Saiu a quarta edição da revista Espírito Livre, trazendo como tema de capa os games e jogos.

Baixe já a sua aqui:

Revista Espírito Livre - Ed. #004 - Julho 2009

Revista Espírito Livre - Ed. n #004 - Julho 2009
Revista Espírito Livre - Ed. n #004 - Julho 2009

Com o tema de capa, Jogos e Diversão, a Revista Espírito Livre teve a honra de ter como entrevistados diversos responsáveis por projetos mundialmente conhecidos e já consagrados pela comunidade. Acompanham as entrevistas, matérias que circundam este tema tão discutido, e às vezes até inflamado, afinal, muitos dos leitores que nos estão lendo neste momento ainda utilizam softwares proprietários afim de terem uma plataforma para seus jogos favoritos. Esta edição tenta mostrar que é possível encontrar títulos de qualidade contendo seu código aberto, demonstrando que a qualidade destes aumenta a cada dia, assim como o número de jogos e seus fãs.

As entrevistas desta edição, que são três, revelam um pouco mais sobre John Diamond – criador do Alien Arena, Bernhard Wymann – líder da equipe responsável pelo TORCS e Sami Kyöstilä, criador do Frets on Fire.
A equipe da revista está em constante crescimento tendo desta vez participações de Cristiano Rohli, tratando de um tema que inflama conversas, Cezar Farias estréia uma coluna sobre Inkscape e outras ferramentas gráficas, Gustavo Freitas apresenta o SEM: Search Engine Marketing, Luis Gustavo fala de seu livro sobre Python, entre outros. Por justamente junho ter sido palco de vários eventos de software livre, temos várias matérias e relatos a respeitos destes, como poderão ver. Ari Mendes, Andressa Martins, Alessandro Silva, José Josmadelmo e Vladimir di Fiori, diretamente da Argentina, contribuiram de forma impecável nestes eventos que ocorreram mês passado.

Continuamos com nossa seção de emails, com comentários e sugestões enviados para a redação da revista. Participe! Envie também o seu comentário!

A Revista Espírito Livre trás a relação de ganhadores das três promoções da edição anterior. E uma novidade: novas promoções estão a caminho, como poderão perceber, isto se deve à inclusão de parceiros que estarão conosco ao longo das próximas edições. Basta ficar ligado na revista e no site oficial da revista [http://revista.espiritolivre.org] para não perder nenhum detalhe.

Nossos agradecimentos a todos aqueles que tornaram e tornam este trabalho possível, inclusive aos que colaboraram com as traduções das entrevista, Andressa Martins, Aécio Pires, Marcelo Tonieto, Juliana Prado, Relsi Hur Maron, etc.

A Revista Espírito Livre, através da colaboração e apoio desta forte equipe, vem crescendo e mostra mais uma vez que chegou para ficar, que entrou no jogo, afim de disponibilizar conteúdo de qualidade, temas relevantes, matérias com o propósito de acrescentar, feita por e para leitores.

Comente clicando!