quarta-feira, 3 de março de 2010

Anunciando a "Quinta-Livre"

É com muito prazer que eu divulgo o encontro que foi chamado até agora de Quinta-Livre.

O embrião da ideia surgiu durante a última Campus Party, onde muitos dos participantes da área de software livre presentes não quiseram deixar de lado as interessantíssimas discussões que rolaram por lá. A iniciativa partiu de três comunidades (SouJava, Poli-GNU e Ubuntu-SP) que resolveram promover uma reunião mensal conjunta. Entretanto os encontros estão abertos a quaisquer outras comunidades de software livre que se interessarem em participar, assim como indivíduos curiosos e donas de casa nerds, ou seja: qualquer pessoa.

A proposta é a troca de conhecimento no melhor espírito do software livre. Os encontros serão a priore sempre na primeira quinta-feira do mês na sede do Poli-GNU. O endereço é:

Escritório Piloto, Sala 33
Av. Prof. Almeida Prado, trav. 2, n.83 - Edif. de Eng. Civil da Escola Politécnica da USP
Cid. Universitária



Haverão debates, palestras, mesas redondas, oficinas, etc. O esquema não é rígido, porém para incentivar a presença de todos, os primeiros cinco encontros já foram programados:

1o Encontro 4/03/2010
Kretcheu – Como fazer uma boa palestra sobre Software Livre

2o Encontro 1/04/2010
Juca – História do Movimento do Software Livre

3o Encontro 6/05/2010
Creative Commons – palestrante a confirmar

4o Encontro 3/06/2010
Mesa Redonda – Software Livre, Cultura Livre e Pirataria
Juca, Kretcheu, Kemel, Jailton (Mediador) e um convidado a confirmar

5o Encontro 1/07/2010
Software Livre e negócios – palestrante a confirmar

O horário, pelo menos do primeiro encontro, será às 18h. Espero que as reuniões sejam produtivas e muitos de vocês possam aparecer por lá.

Abraços,

Kemel Zaidan aka Legendario

Resultado da reunião do dia 20/02/2010

Primeiramente um pedido de desculpas aos leitores do blog. Devido a muito trabalho e alguns problemas, acabei levando muito tempo para escrever um post.

A reunião do dia 21 de fevereiro de 2010, a qual eu chamei de "avaliação e planejamento", ocorreu no dia agendado, na lanchonete do Centro Cultural São Paulo. Oito pessoas apareceram no local: Kemel (Legendario), Paulo de Oliveira (Kretcheu), Alexsandro (muambeiro) e esposa, Célio, Leandro (latexlin), Jailton e Eric. Após apresentações, seguiu-se uma breve exposição das ações do grupo em 2009. No entanto o mais importante foram as ideias e propostas expostas para o ano de 2010. Dentre elas, as mais importantes foram:

  • Possibilidade de criar um encontro mensal inter-comunidades (a ser tratado no próximo post).
  • Desejo de continuar a promover pelo menos 2 eventos por ano, nas datas de lançamento das edições do Ubuntu.
  • Desejo de organizar uma grande caravana inter-comunidades para o FISL.
  • Questionamento se havia interesse por parte dos participantes de criar um grupo de estudos de LPI.

Muitas sugestões foram dadas e muito foi dito. Algumas notícias acerca do universo open-source foram compartilhadas e debatidas. Além disso houve muita nerdice, para tudo quanto é lado: coleções de hardware, linguagens de programação do tempo que o Stallman ainda brincava de quebra-cabeça, etc. Infelizmente ninguém lembrou-se de fotografar, porém o saldo a meu ver foi altamente positivo.

Espero que outras pessoas da comunidade possam participar discutindo estas ideias. O que os leitores deste blog acham das propostas levantadas?

Abraços,

Kemel Zaidan, aka Legendario

Comente clicando!