quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Como atribuir um rótulo a um pen drive no Linux? (ou outro dispositivo USB)

Vi a pergunta acima na lista de discussão do ubuntu-br e fui a luta para descobrir. Não é tão difícil assim e funciona. Talvez aja um modo de fazer o mesmo com a ferramenta tune2fs, porém achei mais difícil entender o funcionamento dela do que a da mlabel que é a que vamos usar.

O legal de se atribuir um rótulo é que, toda vez que você plugar o pendrive em um computador, ele sempre vai ser montado no diretório padrão, seguido do nome do rótulo. Por exemplo:

Se atribuirmos o rótulo PENDRIVE para um determinado drive USB, ele sempre vai ser montado no /diretório padrão/PENDRIVE (no meu caso é o /media/PENDRIVE), e isso independentemente do ponto de montagem que estiver definido no arquivo /etc/fstab. Pelo que eu pude ver, a maioria das pessoas altera o ponto de montagem na tabela fstab, o que acaba funcionando apenas no computador da pessoa. Então mãos a obra.

A primeira coisa a se fazer é descobri qual o tipo de sistema de arquivos que o pendrive possui. Isso pode ser feito facilmente clicando com o botão direito em cima do ícone do drive no desktop e em propriedades. Na guia "volume" há a descrição do tipo de sistema de arquivos utilizado. Se for do tipo FAT ou FAT32 (vfat), o que é mais provável, pode-se utilizar o tutorial abaixo. Caso a partição seja ext2 ou ext3, creio que seja possível utilizar a ferramenta e2label.

A segunda coisa a se fazer é instalar o pacote mtools, caso você ainda não o tenha instalado, pode fazer via apt. Eu não me lembro de tê-lo instalado antes, então acho que ele deve ter vindo com o Ubuntu por padrão, de qualquer forma, é só digitar o comando abaixo.

sudo apt-get install mtools

O próximo passo é descobrir qual o diretório referente ao pendrive através do comando df:

no meu caso o diretório é o /dev/sdb1

Agora vamos atribuir a letra P: como drive portátil USB editando o arquivo /etc/mtools.conf

sudo gedit /etc/mtools.conf

e acrescentar as linhas abaixo ao final:

# # primeiro drive USB
drive p: file="/dev/sdb1"
mtools_skip_check=1


no meu caso, tive que acrescentar a terceira linha, pois sem ela não funcionava. Se quiser pode tentar sem para ver o resultado.

Agora podemos ver o rótulo atual do drive digitando:

mlabel -s p:

e atribuir facilmente um novo rótulo:

mlabel p:PENDRIVE

É preciso desmontar e montar o drive novamente para que a alteração tenha efeito.

Espero poder ter ajudado ;-)

Powered by ScribeFire.

2 comentários:

  1. Muito boa a explicação. Parabéns. Estou tentando montar um script para que seja atribuída a configuração do /etc/mtools.cong dinamicamente.. hehe

    ResponderExcluir
  2. ler todo o blog, muito bom

    ResponderExcluir

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!