quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Configurando o Evolution para usar o Gmail com protocolo IMAP

Eu andei vendo em alguns blogs que o Gmail passaria a suportar o protocolo IMAP. Sei pouco sobre o IMAP, até porque eu não conheço um provedor ou webmail (a não ser o gmail recentemente) que forneça uma conta de e-mail com suporte ao IMAP.

O que eu sei do IMAP é que ele é muito superior ao protocolo POP, o mais utilizado nas contas de e-mail inclusive no Brasil. Ele fornece uma "via dupla" de comunicação com o seu cliente de e-mail no seu computador. Um exemplo dado pela página do Gmail é que ao transferir um email para uma pasta do Evolution com o nome "Trabalho", o Gmail irá adicionar uma etiqueta "Trabalho" a este e-mail.

Acontece que o IMAP, não está habilitado para o Brasil ainda. Para ter acesso a ele você deve ir em Configurações e escolher o idioma inglês. A partir dai a aba Encaminhamento e POP passa a aparecer como Forwarding and POP/IMAP.

O segundo passo é configurar o Evolution para usar o IMAP. Como o Google não explica como configurar isso no Evolution, fiz um tutorial passo a passo. Atenção, estou supondo que você já usa a conta POP do Gmail e vai convertê-la para IMAP. De qualquer forma, caso você não use ainda uma conta POP do Gmail, basta criar escolhendo logo de cara o protocolo IMAP como padrão. As configurações serão as mesmas e os procedimentos semelhantes. Apenas terá alguns passos a mais pois o Wizard vai pedir todas as informações relativas à nova conta a ser criada.
  1. Abra o Evolution e clique no menu Editar > Preferências.
  2. Clique na sua conta padrão do Gmail e no botão Editar.
  3. Clique na aba Recebendo Mensagem e entre com os dados como mostrado abaixo:
  4. Agora clique em Enviando Mensagem e faça o mesmo:
  5. Não se esqueça que o seu nome de usuário deve sempre conter o @gmail.com ou seja, é o seu e-mail.
  6. Caso tenha banda larga, você pode clicar na aba Cabeçalhos IMAP e escolher Obtendo todos os cabeçalhos.
  7. Clique em OK.
Pronto! A sua conta IMAP do Gmail está configurada!!! Agora é só testar o seu novo e-mail IMAP.


Powered by ScribeFire.

Comente clicando!