segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Baixe as imagens de CD do Ubuntu via Metalink!!

Quem já conhece o Ubuntu a algum tempo já deve ter percebido que não é de hoje que há a opção de baixar as imagens de CD por um arquivo com a extensão .metalink. Os arquivos metalink nada mais são do que um arquivo XML com endereços para diversos espelhos ftp e http para baixar um mesmo arquivo. Sendo assim, é possível baixar o mesmo arquivo de múltiplas fontes, alcançando assim velocidades bem altas. Também é possível combinar os servidores ftp e http com o protocolo bittorrent, o que torna tudo ainda mais rápido.

Bom, estou só começando as minhas experiências com este tipo de arquivo, porém realmente tenho conseguido excelentes médias com ele. Tenho um banda larga de 200kb e normalmente consigo baixar arquivos a uma média de 22kb/s com picos de 24 a 25kb/s. Já com o metalink, andei conseguindo médias de 24 a 25kb/s com picos de 29 a 30kb/s. Realmente não é um ganho desprezível... ;-)

Agora você deve estar se perguntando: como eu faço para testar esse negócio?

Bom, a primeira coisa que você deve fazer é baixar um programa que seja compatível com essa tecnologia. No repositório universe do ubuntu é possível encontrar o aria2 que é um programa em linha de comando para este fim. Não se assunte pelo fato dele ser um utilitário via linha de comando, pois a sintaxe dele é bem fácil, pois até eu consegui usar após uma lida no manual (em inglês) que traz tudo bem explicadinho.

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o aria2. Para isso clique aqui, ou digite no terminal:
sudo aptitude install aria2

Bem a sintaxe do aria2 é a seguinte:
aria2c [OPÇÕES] -M [arquivo.metalink] ou
aria2c [OPÇÕES] --follow-metalink=true [URL]

Então, para exemplificar, digamos que você queira baixar a imagem do Ubuntu Intrepid para a arquitetura i386:

aria2c --follow-metalink=true http://releases.ubuntu.com/8.10/ubuntu-8.10-desktop-i386.metalink

Fácil né? Também é possível baixar o arquivo metalink primeiro e depois apontar para ele:
wget http://releases.ubuntu.com/8.10/ubuntu-8.10-desktop-i386.metalink
aria2c -M ubuntu-8.10-desktop-i386.metalink


Algumas opções interessantes são:

-d [DIR] especifica o diretório de destino para os arquivos baixados
--metalink-location=[LOCAL] especifica o local dos servidores preferidos: use =br para baixar dos espelhos brasileiros e virgula para mais de um local. Ex: =br,us

Se quiser parar o download, basta usar Ctrl+C e para voltar a baixar do ponto em que parou, basta usar o mesmo comando inicial, com os mesmos parâmetros no mesmo diretório.

Bom, acho que é isso. Se alguém tiver alguma sugestão ou correção a fazer, por favor, me diga. Pois como disse, estou apenas começando a pesquisar o assunto.

Mais informações sobre Metalinks podem ser encontradas no site do projeto.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!