quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Livre-se de idiomas indesejados com o localepurge e libere espaço em disco

O localepurge é uma ferramenta que elimina não apenas os idiomas indesejados do sistema, como aqueles presentes em todos os pacotes instalados ou a serem instalados no futuro, economizando assim espaço em disco.

Para utilizar o localepurge é muito fácil. A primeira coisa que temos que fazer é instalá-lo. No terminal digite:
sudo apt-get install localepurge

Logo após a instalação, uma tela semelhante a esta surgirá no terminal:

Marque os idiomas que gostaria de manter instalado no computador. Marque os idiomas escolhidos tanto aqueles escritos em maiúscula como em minúscula.

Atenção! Deixe marcado o idioma inglês, pois caso o programa instalado não possua tradução para o português eles será instalado em inglês. Além dele, e do português brasileiro (pt-br), aconselho deixar também o português de portugal (pt) pois o programa a ser instalado pode não ter uma versão brasileira mas talvez tenha uma versão portuguesa do nosso idioma. Afinal de contas, português de Portugal é melhor que nada, caso você não saiba inglês.

Agora basta executar o localepurge digitando:
sudo localepurge

Depois disso, sempre que você instalar algum programa via apt-get o localepurge irá exibir uma mensagem caso tenha deletado algum idioma do programa instalado e quanto de espaço foi liberado.

Espero que tenham gostado da dica!

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Torne o seu Office compatível com ODF

Essa é uma dica muito legal para quem gosta do OpenOffice, mas também precisa usar o Microsoft Office.

A Sun, patrocinadora do projeto OpenOffice, lançou (já faz algum tempo) um plugin que torna o formato ODF compatível com o Office. É muito bom! Já que a Microsoft resolveu ignorar a inclusão de formatos abertos em seus programas e que justamente por serem abertos, não trariam nenhum custo final para ela.

Afinal, do que a Microsoft tem medo? O WMP não é compatível por padrão com o OGG, o Word com o ODT, e assim por diante.

Mas ainda bem que temos a Sun, que resolveu o problema. Com ele você pode abrir, editar e gravar arquivos no formato aberto ODF (escolhido para ser o formato padrão ISO de arquivos de escritório). O plugin é compatível com as versões do Windows que vão desde o 98 até o Vista e versões do Office a partir do 2000. Você pode baixar o plugin clicando aqui (31,77MB) e saber mais sobre ele diretamente no site da Sun.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Próxima versão do Ubuntu (8.04 - Hard Heron) já está disponível para tradução


Quem é fã do Ubuntu já sabe, mas quem está chegando agora, pode não saber... A próxima versão do Ubuntu, prevista para Abril deste mês, já está disponível para tradução. Você pode não saber mas todas as traduções do Ubuntu são feitas pela comunidade de usuários do mesmo.

Isso é muito bom, pois dá maior liberdade para que aqueles que usam o sistema operacional possam traduzi-lo. Além disso, permite que este seja traduzido para os mais diferentes idiomas, incluindo aqueles que provavelmente jamais teriam uma versão comercial traduzida, seja pelo pequeno número de falantes ou pelo pouco retorno financeiro que o trabalho de tradução de todo um sistema daria.

Na prática, todo software livre pode ser traduzido para qualquer língua, basta alguém estar disposto a isso e, é claro, ter conhecimento de outra língua estrangeira que não o inglês. A diferença do Ubuntu é que suas traduções são feitas através de uma ferramenta online chamada Launchpad que facilita muito o trabalho dos tradutores. O fato das traduções ficarem disponíveis online, torna mais fácil o trabalho coletivo, pois caso você não saiba a tradução para um determinado termo, há muitas outras pessoas que podem saber e que completarão o seu trabalho.

O time de tradução do Ubuntu Brasil, responsável pela revisão das traduções, está promovendo uma grande esforço para que a próxima versão do sistema esteja 100% em português. Para atingir este objetivo, qualquer um pode ajudar nas traduções, incluindo você! Para isso, basta se registrar gratuitamente no site do Launchpad e gerar uma chave GPG. Caso você queira saber mais, dê uma lida no site do wiki do Ubuntu em português que explica melhor o que é o Launchpad e como colaborar.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Evite ter LER usando o Workrave

Essa é uma dica legal para quem sofre com LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Se você já teve LER ou quer evitar chegar até esse ponto, a solução pode ser o Workrave.

Nos últimos tempos, quando eu andei passando horas na frente do PC para escrever o meu TCC, acabei testando o Workrave e achei bem legal. Ele nada mais é do que um applet que computa o tempo que você está trabalhando no computador e sugere pausas e exercícios. Além disso, dá para personalizar bastante coisas, como o tempo de cada pausa ou o intervalo entre elas.

Aqui vai um screenshot para vocês terem uma idéia:
Como vocês podem ver pela imagem acima, ele mostra como fazer os exercícios para relaxar a musculatura. A foto está em inglês, mas o software está disponível totalmente em português.

Para instalar o workrave, basta buscá-lo no synaptic ou digitar no terminal:
sudo apt-get install workrave

Após isso, para usar o programa, clique com o botão direito do mouse em uma barra no desktop e escolha "adicionar ao painel". Uma vez instalado, você vai encontrar o workrave ai. É só escolhê-lo e clicar em adicionar.

Se quiser dar uma olhada no site do projeto, o endereço é: http://www.workrave.org/welcome/

Comente clicando!