sábado, 29 de março de 2008

Leia livros (ou o que mais desejar) em seu iPod

Um dos recursos mais interessantes (e legais) do iPod é poder ler textos com extensão .txt, no aparelhinho. Por mais interessante que isso seja, talvez seja este um dos recursos menos utilizados. Para utilizá-lo, basta ativar a utilização do iPod como disco e arrastar os arquivinhos txt para a pasta "notes". Acontece que o firmware do iPod limita o tamanho dos arquivos em alguns bites.

Para resolver isso, há uma solução muito legal. No site http://ebookcreator.sourceforge.net/ você envia o arquivo txt com qualquer tamanho, e ele divide o arquivo automaticamente. Além disso, "linka" um arquivo ao outro. Dessa forma, fica fácil ler qualquer documento. É muito legal e útil.

Graças a esse serviço, agora eu posso ler no meu iPod as lições de francês relativas ao curso em áudio que eu baixei da internet. Faça um teste, pegue um documento em txt, envie para o site, baixe o arquivo resultante e jogue na pasta "notes" do iPod.

A dica, eu dou... agora o que é possível fazer com ela, é a sua imaginação que vai dizer.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Projeto Fedora Brasil lança revista digital grátis!!!

Embora eu não use o Fedora, não sou desses xiitas que enxergam as outras distribuições como concorrentes. Eu uso Ubuntu e no dia que eu achar uma distribuição que eu considere melhor, mudo para ela sem pestanejar. Também não vejo como traição instalar e conhecer outras distribuições, o que sempre faz com que a gente veja e aprenda coisas novas. Além do que, curiosidade é algo intrínseco ao ser humano, não é verdade?

A boa notícia é que o projeto Fedora Brasil está lançando uma revista digital gratuita. Mesmo que você não use a distro, é sempre mais uma fonte de informação sobre o Linux. A primeira edição traz uma entrevista com Rodrigo Padula, o brasileiro que integra a diretoria dos embaixadores Fedora, um tutorial completo sobre a internet móvel Claro 3G no Fedora, uma olhada técnica na nova ferramenta system-config-firewall, as primeiras aulas de Shell Script e empacotamento RPM além de muito mais.

Acho que vale a pena conferir. O endereço do site é o http://projetofedora.org/Revista
Caso queira baixar a revista diretamente, clique aqui.

Abraços a todos e feliz Páscoa.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Faça o título das músicas que você está ouvindo aparecerem no Pidgin

Sabe aquele plugin do MSN que coloca o título das músicas que você está ouvindo no Windows Media Player nos comentários do seu nick no Messenger. Pois é, tem muita gente que sentia falta disso no Linux, mas agora não é preciso sentir mais, pois com o musictracker, você pode fazer o mesmo. E melhor ainda, sem ficar atado ao WMP, podendo escolher vários dos mais utilizados players para o Linux.

O musictracker funciona com o Amarok, Rhythmbox, Audacious, XMMS, MPC/MPD, Exaile, Banshee, Quod Libet no Linux e com o Winamp, Windows Media Player (9+), iTunes, Foobar2000 (suporte incompleto) no Windows. Já o seu status musical irá aparecer em qualquer protocolo suportado pelo Pidgin que tenha suporte a comentários no nick, como no AIM, Yahoo, MSN, Gtalk (Jabber), etc. Também dá para configurar a forma como a música irá aparecer, se apenas o título, se o título e o artista, o disco, etc.

Ai vão duas fotos para se ter uma idéia:



Infelizmente o musictracker não está no repositório do gutsy (vai estar no do hardy). Por isso mesmo, para aqueles que são mais ansiosos, tratei que criar um pacote .deb no meu repositório pessoal.

Para instalá-lo, a primeira coisa a se fazer é incluir o endereço do repositório no seu sources.list. No terminal, digite:
sudo gedit /etc/apt/sources.list

e inclua o seguinte texto ao final do arquivo:
# repositório PPA Legendário
deb http://ppa.launchpad.net/kemelzaidan/ubuntu gutsy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/kemelzaidan/ubuntu gutsy main


A segunda coisa a se fazer é pegar a chave GPG para assinar os pacotes:
gpg --keyserver hkp://subkeys.pgp.net --recv-keys 59F5C31A
gpg --export --armor 59F5C31A | sudo apt-key add -


Em seguida digite:
sudo apt-get update

E em seguida instale o pacote com:
sudo apt-get install musictracker

É isso aí!

Comente clicando!