sábado, 10 de novembro de 2007

Gparted Live-CD - O melhor particionador do mundo em versão Live

O Dreamlinux é uma distribuição brasileira muito fácil de se usar, considerada bastante amigável. Na minha opinião, é a melhor distro brasileira atualmente. Bem melhor que o Kurumin. Estava dando uma conferida nela em um outro micro usado que eu descolei quando tive problemas para particionar o disco. A versão do Dreamlinux (DL) que eu instalei vinha com o Qparted como particionador. O Qparted é considerado um ótimo particionador, mas não é tão bom quanto o Gparted. Acontece que ele não conseguia redimensionar as minhas partições para que eu criasse uma partição de swap.

Resolvi o problema com o Gparted Live-CD, que é uma distribuição do Linux especializada para particionamento de drives. Simplesmente sensacional!!! É compatível com todo tipo de sistema de arquivos e muito fácil de usar: você coloca o cd no drive, dá boot por ele e usa o Gparted de maneira bastante intuitiva e sem xabú.

Ele tem só 51MB, cabe num CD daqueles que tem o tamanho de um cartão de visita, usa o fluxbox como gerenciador de janelas, está em português e vem com muitas ferramentas úteis como o ntfs-3g, partimage e o fdisk.

Recomendado para qualquer um que queira gerenciar suas partições, até mesmo quem usa Windows, pois quem já tentou reparticionar o HD com o Windows sabe que não é uma tarefa nada fácil... Para começar, já é difícil achar o utilitário responsável por isso. A maioria dos usuários de Windows não faz a menor idéia de onde encontrá-lo.

Já o screenshot dele pode ser visualizado aqui

Até a próxima!

O endereço do site do Gparted Live-CD é: http://gparted-livecd.tuxfamily.org/

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!