quinta-feira, 29 de novembro de 2007

150 novos pincéis para o GIMP

Você gosta do GIMP mas acha que ele tem muito poucas opções de pincéis??? SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!!! No mundo open source é assim: se você achar que alguma coisa não é como deveria ser, vá lá e faça você mesmo. Se você não sabe como, não se intimide; provavelmente alguém já resolveu isso antes de você.

O Corenominal, do time Ubuntu UK criou 150 novos pincéis para o GIMP e disponibilizou no seu PPA do launchpad. Abaixo vocês pode ver as opções que o pacote acrescenta ao GIMP.


Pincéis sólidos para usar com a caneta

Pincéis decorativos (melhor com a caneta)

Pincéis variados (melhor com o pincel)

código de barras...

e flocos de neve.

Para instalar você pode adicionar o repositório na sua lista de repositórios ou baixar diretamente.

O link direto é http://launchpadlibrarian.net/10450525/gimp-brushes_0.0.1%7Eppa1_all.deb
Para o código fonte: http://launchpadlibrarian.net/10450317/gimp-brushes_0.0.1%7Eppa1.tar.gz

Para instalar via repositório

1. Abra o seu sources.list:
sudo gedit /etc/apt/sources.list

2. adicione as linhas abaixo:
# Repositório Corenominal - 150 pincéis para o GIMP
deb http://ppa.launchpad.net/corenominal/ubuntu gutsy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/corenominal/ubuntu gutsy main


3. no terminal digite:
sudo apt-get update

4. e em seguida:
sudo apt-get install gimp-brushes

Se tiver problemas com a chave PGP digite no terminal:

wget http://crunchbang.org/misc/corenominal.key; gpg --import corenominal.key; gpg --export --armor FC2682F1 | sudo apt-key add -; sudo apt-get update

Divirta-se!!!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Destrave o seu iPod sem utilizar o iTunes

Como eu não uso o Windows para nada, não tenho o iTunes no meu computador. Acontece que uma vez eu travei o meu iPod e esqueci a senha de quatro dígitos que eu tinha escolhido. Se eu tivesse o iTunes, bastava conectá-lo de volta, mas sem ele, como proceder?

A resposta é mais simples do que parece e funciona com usuários do Windows também (caso ache necessário):

  1. Conecte o seu iPod no pc.
  2. Visualize as pastas ocultas do iPod. No Gnome ou Thunar, basta pressionar Crtl+H.
  3. Entre na pasta iPod_Control e dentro dela na pasta device.
  4. Apague o arquivo _locked.

Pronto. Seu iPod está destravado.

sábado, 17 de novembro de 2007

Papeis de parede para o Ubuntu

O Ubuntu não vem com muitos papéis de parede a disposição, até porque a distro é distribuída em um único CD e papéis de parede são muitos fáceis de baixar depois. Você pode baixar via apt os pacotes peace-wallpaper tropic-wallpaper e os papéis de parede de edições anteriores. No terminal escreva:

sudo apt-get install peace-wallpapers tropic-wallpapers feisty-wallpapers blubuntu-wallpapers edgy-community-wallpapers edgy-wallpapers

Agora, se quiser baixar mais alguns via internet, um bom endereço é este: http://www.desktopnexus.com/search/ubuntu/.

Lá você encontra algumas dezenas de papéis de parede com o tema do Ubuntu. Abaixo eu posto as imagens de alguns wallpapers presentes no repositório.

blubuntupeace
tropic

Repositório de extensões do OpenOffice (BrOffice)

Essa é bem legal! O projeto OpenOffice criou um repositório de extensões da suite de aplicativos OpenOffice. Dá para baixar modelos de documentos e outras ferramentas que ampliam as funções dos programas. Vale a pena dar uma olhada.

O site é http://extensions.services.openoffice.org/

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Como compilar um programa em código-fonte

Você finalmente achou o programa que queria. Foi olhar no repositório da sua distribuição e não achou nada. Foi até o site do programa para ver se achava um pacote pré-compilado .deb, .rpm, .tgz e nada também???

Bom, isso é difícil de acontecer, mas não impossível. Para aqueles que acham compilar um programa a partir do código-fonte uma tarefa inglória, aqui vai um excelente artigo ensinando a fazer isso passo-a-passo. Clique aqui e leia com atenção. Você vai ver que não é assim nenhum bicho de sete cabeças.

Powered by ScribeFire.

sábado, 10 de novembro de 2007

Gparted Live-CD - O melhor particionador do mundo em versão Live

O Dreamlinux é uma distribuição brasileira muito fácil de se usar, considerada bastante amigável. Na minha opinião, é a melhor distro brasileira atualmente. Bem melhor que o Kurumin. Estava dando uma conferida nela em um outro micro usado que eu descolei quando tive problemas para particionar o disco. A versão do Dreamlinux (DL) que eu instalei vinha com o Qparted como particionador. O Qparted é considerado um ótimo particionador, mas não é tão bom quanto o Gparted. Acontece que ele não conseguia redimensionar as minhas partições para que eu criasse uma partição de swap.

Resolvi o problema com o Gparted Live-CD, que é uma distribuição do Linux especializada para particionamento de drives. Simplesmente sensacional!!! É compatível com todo tipo de sistema de arquivos e muito fácil de usar: você coloca o cd no drive, dá boot por ele e usa o Gparted de maneira bastante intuitiva e sem xabú.

Ele tem só 51MB, cabe num CD daqueles que tem o tamanho de um cartão de visita, usa o fluxbox como gerenciador de janelas, está em português e vem com muitas ferramentas úteis como o ntfs-3g, partimage e o fdisk.

Recomendado para qualquer um que queira gerenciar suas partições, até mesmo quem usa Windows, pois quem já tentou reparticionar o HD com o Windows sabe que não é uma tarefa nada fácil... Para começar, já é difícil achar o utilitário responsável por isso. A maioria dos usuários de Windows não faz a menor idéia de onde encontrá-lo.

Já o screenshot dele pode ser visualizado aqui

Até a próxima!

O endereço do site do Gparted Live-CD é: http://gparted-livecd.tuxfamily.org/

Powered by ScribeFire.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Teclado Brasileiro


O teclado QWERTY possui esse nome por causa das 6 primeiras teclas da primeira fila. A disposição das teclas foi patenteada por Cristopher Sholes em 1868 e vendida a Remington em 1873, quando surgiu pela primeira vez nas máquinas de escrever.

O principal objetivo do teclado QWERTY era impedir que os tipos de impressão das antigas máquinas de escrever se prendessem ao serem datilografadas com mais velocidade (quem nunca usou uma máquina de escrever, provavelmente não deve nem saber do que eu estou falando). Portanto para isso, afasta o máximo possível as teclas mais usadas.

O tempo passou e os computadores herdaram a mesma disposição de teclas das velhas máquinas de escrever... Porém, como os computadores não utilizam tipos de impressão, o teclado QWERTY não faz mais nenhum sentido. Para corrigir isso, foi criado o teclado do tipo DVORAK, que faz justamente o oposto do seu antecessor, ou seja, coloca as teclas mais usadas próximas aos dedos mais ágeis, facilitando muito a digitação. Na língua inglesa, por exemplo, utiliza-se 20 vezes menos esforço do que utilizando-se o QWERTY.

Acontece que ao contrário deste, o DVORAK não é internacional, pois coloca a disposição das teclas de acordo as letras mais utilizadas em determinada língua a que se destina.

Acontece que até hoje o Brasil não tem o seu teclado Dvorak devidamente normatizado. Para compensar isso, o Ari Caldeira fez um estudo minucioso e criou ele mesmo o teclado Dvorak brasileiro.

É simplesmente assombroso! Ele estudou as letras mais usadas no português e criou uma nova disposição das letras no teclado. Como se não bastasse isso, ele disponibiliza tutoriais e drivers (para windows e linux) de como criar você mesmo um teclado Dvorak. Para quem tem LER, ou tendinite, é uma mão na roda. O único problema (e talvez por isso ninguém tenha feito isso antes dele, é que a pessoa tem que reaprender a digitar). Como a maioria das pessoas nunca aprendeu a digitar para valer mesmo, então isso não seria problema.

Na minha opinião, a proposta do Ari deveria resultar numa norma ABNT para o teclado Dvorak brasileiro. O endereço do site é: www.tecladobrasileiro.org. Lá você encontra todo o procedimento e estatísticas que deram origem a proposta.

PS: no próximo mês eu devo postar mais espaçadamente, pois vou entregar meu TCC... Logo que isso acontecer, volto ao ritmo normal... ;-)


Powered by ScribeFire.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Guias oficiais Ubuntu


Realmente hoje tive a prova de que um dos motivos que faz o Ubuntu uma grande distribuição é mesmo a sua comunidade. Outros dois diferenciais que eu posso enumerar são a documentação extensa e os repositórios de software (fáceis de usar, ao contrário do Debian e muito completos). Pode ser que eu esteja viajando, mas nunca tinha visto sugestão deste site antes.

Em https://help.ubuntu.com/ você pode encontrar uma extensa documentação, inclusive em português. Pode também baixar os arquivos em pdf para ler com mais comforto.

Para facilitar, vou colocar os links dos guias em português e pdf aqui:

Guia do Ubuntu Desktop
Guia do Servidor Ubuntu
Guia de Criação de Pacotes para Ubuntu

Interessante também é que você pode comprar esses guias impressos. O site diz que você só paga a impressão e a postagem e realmente os preços são baixos: O Guia para Servidores Ubuntu, por exemplo, custa só 7,13 dólares! Veja mais aqui.

E tudo isso porque eu estava procurando informações sobre como criar pacotes .deb...

Powered by ScribeFire.

Comente clicando!