quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Aprenda Shell Script

Tem gente que não pode nem pensar em chegar perto, tem gente que adora e faz tudo por ele. Estou falando do prompt de comando, ou linha de comando, você escolhe a forma como gosta mais. Para quem está acostumado ao Windows e é jovem o suficiente para nunca ter chegado nem perto de uma linha de comando pode pensar que é loucura, mas há coisas que realmente são mais fáceis de serem feitas via linha de comando.

O único problema da linha de comando é que ela não é intuitiva como uma interface gráfica. Realmente, não há como negar que é mais difícil aprender a executar tarefas através da linha de comando, mas uma vez aprendido, algumas delas tornam-se muito mais fáceis.

O shell script, para quem não conhece, nada mais é do que um pequeno programa que lança mão dos comandos que você pode utilizar através da linha de comando. Pode parecer estranho, mas dá para criar coisas muito loucas com ele e não é difícil para aprender.

Como não sou programador nem nada, achei que já era hora de começar a aprender um pouco sobre shell script, pois dá para automatizar algumas tarefas e facilitar algumas outras.

Por isso vou compartilhar aqui as minhas fontes. A página da wikipédia sobre shell script dá um bom começo. Estou lendo uma apostila de shell script para iniciantes feita em português (o que facilita muito o processo até mesmo para mim que domino muito bem o inglês). Você pode baixar ela aqui.

Essa página que eu achei também é bem legal e dá umas boas dicas para começar a jornada: http://aurelio.net/shell/

Além disso tem o google, que te mostra milhares de paginas sobre o assunto.

É isso ai... Espero que tenham gostado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!