sábado, 2 de fevereiro de 2008

Introduzindo o meu PPA (Arquivo Pessoal de Pacotes)

Recentemente, tenho aprendido como criar pacotes debian para o Ubuntu. É uma ótima maneira de contribuir com toda a comunidade e de aprender um pouco mais sobre o Linux e o Ubuntu. Uma outra coisa que me despertou o interesse em aprender sobre como empacotar programas é que uma vez que você quer instalar um programa que não está nos repositórios, será necessário compilá-lo. Então eu pensei: já que é preciso compilar esse programa de qualquer jeito, porque já não se cria um pacote .deb logo de uma vez e não se coloca ele logo em um repositório.

Para quem não sabe, o repositório universe do Ubuntu é mantido pela comunidade de usuários e qualquer um pode submeter um programa, desde que ele seja livre e que o pacote esteja de acordo com a política de empacotamento do Ubuntu, que é a mesma do Debian.

Além de enviar os programas para o universe (só que para a versão hardy) criei o meu próprio repositório debian no Launchpad, o que facilita muito a coisa, pois com ele é possível criar pacotes para as 3 arquiteturas suportadas oficialmente pelo Ubuntu.

Para esta inauguração criei dois pacotes que, pessoalmente, acho bem interessantes. Um é o odf-viewer (um visualizador de documentos ODF) e o SIVE, que como o próprio nome diz, é um codificador de video simples para iPod (Simple Ipod Video Encoder). Este último é um ótimo codificador/conversor de vídeos para o formato do iPod, aceitando inclusive DVD como arquivos de origem. Em breve farei uma resenha sobre ele.

Bom, vamos as instruções para instalar ambos os programas. A primeira coisa a se fazer é incluir o endereço do repositório no seu sources.list. No terminal, digite:
sudo gedit /etc/apt/sources.list

e inclua o seguinte texto ao final do arquivo:
# repositório PPA Legendário
deb http://ppa.launchpad.net/kemelzaidan/ubuntu gutsy main
deb-src http://ppa.launchpad.net/kemelzaidan/ubuntu gutsy main


A segunda coisa a se fazer é pegar a chave GPG para assinar os pacotes:
gpg --keyserver hkp://subkeys.pgp.net --recv-keys 59F5C31A
gpg --export --armor 59F5C31A | sudo apt-key add -


Em seguida digite:
sudo apt-get update

E instale ambos (se quiser) os pacotes :
sudo apt-get install odfviewer sive

Por enquanto só fiz o upload para o Gutsy Gibbon. Se alguém quiser um pacote para outra distribuição, por favor avise. Qualquer problema, enviem comentários, pois estas são também as minhas primeiras investidas nesse sentido. ;-)

Abraços

Um comentário:

  1. O pacote do odfviewer, disponível em http://ppa.launchpad.net/kemelzaidan/ubuntu/pool/main/o/odfviewer/, está vazio.

    ResponderExcluir

Deixe uma mensagem com dúvidas, sugestões e elogios sobre o blog. A sua opinião é importante.

Comente clicando!